Nasci na igreja Evangélica. Sempre ouvi, desde criança, que Deus sabe de tudo. Foi Ele quem criou o universo, modelou o mundo, desenhou Adão, tirou sua costela e então fez Eva. É o que diz o livro mais antigo, mais vendido e mais lido do mundo: Deus fez a mulher para o homem. E então, eles foram expulsos do paraíso.
Quem sou eu, pobre mortal, julgar as decisões do grande criador? Cresci ouvindo essa história e esse é meu maior remorso. Mas, há controversias. Não estou aqui para julgar a crença de ninguém, nem ao menos criticar seus pontos de vista. Venho esclarecer os meus pensamentos, expor minhas ideias e, quem sabe, justificar minha existência.
Acredito sim, até então, na Teoria da Criação. Tenho fé, falho na oração, cometo meus inúmeros pecados e tenho arrependimento perante alguns. Sempre acreditei que foi Deus quem me fez. Ele criou meu corpo, escolheu a cor dos meus olhos, desenhou meu caminho, fez-me da maneira que melhor lhe conviu. Traçou minhas qualidades e, inclusive, meus defeitos. Fez tudo com propósitos, arquitetou cada detalhe pensando no trajeto que eu estaria seguindo. Deixou brechas para que eu pudesse tomar minhas decisões, ter minhas opções.. Mas tudo o que Ele fez é intocável e inquestionável (menos o meu nariz, isso a medicina deu um jeito). Creio que a partir do momento em que eu não tenha o direito de escolha perante minha própria vida, e perante o que sou, é porque foi obra dos céus, sempre pensando, claro, nos propósitos que traria comigo. Então, eu peço humildemente, que respeitem a maneira como sou. A maneira como Ele me desenhou e as escolhas que Ele fez para a minha vida. Não venham me julgar por decisões não tomadas por mim, por alternativas que eu não tenho. Admito que não concordo com muito das escolhas d'Ele para minha vida e por vezes pus-me a condená-las. Mas hoje aceito-as e tento conviver com isso da melhor maneira possível. Portanto, espero que haja compreensão, tolerância e respeito em virtude, principalmente, das coisas que acredito. Caso contrário, terei mesmo que rever os meus conceitos. E se algum dia tornar-me uma pessoa vazia e sem fé, é porque as explicações sobre aquilo que acredito esgotaram-se.
Augusto Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário